Notícias

Comunicado COVID-19

COMUNICADO

A Artes Marciais Vietnamitas- Federação Portuguesa vem por este meio comunicar a anulação de todos os eventos previstos em calendário até ao dia 15 de Abril de 2020 e, suspender todos os previstos até 10 de Maio.

É certo que se é essencial evitar alarmismos desnecessários, também não é menos importante, encarar a excepcionalidade da situação causada pela pandemia do COVID-19, pelo que se recomenda que, para além destas, cada associação, classe, detentor de grau pedagógico e võ sinh, tome as medidas preventivas que considerar adequadas, nomeadamente a suspensão dos treinos semanais.

Paços de Brandão, 11 de Março de 2020

O Presidente da Federação

Filipe Leite de Sousa

Comunicado COVID-19Clicar para abrir

Comunicado - demissão da FPAMV

Caros associados,

Como é do vosso conhecimento, a constituição da WFVV em 2015 fez nascer a necessidade de se constituir em Portugal uma única Federação representativa da prática das Artes Marciais Vietnamitas, para que fosse possível beneficiar da afiliação dos praticantes neste organismo que regula a prática das Artes Marciais Vietnamitas a nível mundial.

Este contexto e o empenhamento pessoal de altos dirigentes da WFVV, que propositadamente se deslocaram a Portugal, levaram a que diferentes associações que promovem a prática do VVD em Portugal decidissem juntar-se numa Federação única em 2017. Por razões práticas, a AMV concordou em se filiar numa Federação já existente no universo da APAM, isto é, do grupo do qual se tinha desvinculado em 2001 com a dissolução da APVVD.

Norteados por um espírito aberto de colaboração, em prol do Việt Võ Dạo em Portugal e da sua representação no plano internacional, a AMV procurou dar o seu contributo empenhado na fase de lançamento dessa federação, a FPAMV, tendo tido uma presença nos órgãos sociais digna e capaz de oferecer contributos de valia para o mandato 2017-2020.

Infelizmente, e apesar de todos os esforços dos representantes da AMV nos órgãos sociais da FPAMV, nomeadamente ao nível da Direção e da Assembleia Geral, nunca a Federação chegou a funcionar com um mínimo de normalidade, falhando completamente no cumprimento da missão e objetivos para os quais tinha sido criada. Para tal contribuiu decisivamente o facto da intervenção dos representantes da AMV na Direção ter tido a oposição sistemática dos representantes da APAM.

A perceção generalizada deste facto levou a uma tentativa de relançamento da Federação, com novos protagonistas e com o objetivo assumido de passar o testemunho da gestão associativa da prática do Việt Võ Dạo em Portugal a uma nova geração. Esta ideia pareceu, a dado momento, ter o acolhimento de todos e estarem asseguradas as bases para uma colaboração genuína para o futuro.

Infelizmente, os muitos esforços da AMV para construir uma nova solução de governação para a Federação, liderados primeiro por José Manuel Mendonça e depois pelo Ângelo Correia, não tiveram sucesso, tendo-se constatado que, na prática, nos pretendiam impor a hegemonia unilateral de uma associação e de um grupo no controlo e gestão de todo o Việt Võ Dạo em Portugal (ver proposta de lista de órgãos sociais em anexo), com desprezo pelos princípios básicos do associativismo representativo, desperdiçando a experiência e competência de gestão e ao arrepio de toda a história do Việt Võ Dạo em Portugal e do legado fundador de Mestre Trăn.

As insanáveis discordâncias de princípios do final dos anos 90, que levaram à dissolução da APVVD pelo facto da sua liderança ter abandonado Mestre Trăn e pretender impor esse facto a todos, emergiram numa nova forma. Duas décadas decorridas, o não reconhecimento dos Mestres internacionais do Việt Võ Dạo em toda a sua plenitude de Mestres, mas sim como meros prestadores de serviços pagos para dar estágios, e a inegociável necessidade de poder sobre o Việt Võ Dạo em Portugal, cavaram um fosso de posicionamento ético que destruiu rapidamente uma débil tentativa de colaboração.

Perante esta constatação, os elementos da AMV que inicialmente acordaram fazer parte de uma lista para os órgãos sociais da FPAMV para o triénio 2020-2023, não tiveram outra solução senão manifestarem-se indisponíveis para tal, levando à consequente saída da AMV da FPAMV. Este passo não foi dado de ânimo leve; ao invés, resultou da convicção profunda de que teremos de seguir o nosso caminho sem a perturbação trazida por uma aliança sem confiança e sem a partilha dos ideais éticos que nos norteiam e ainda suportada pelo pragmatismo do facto da WFVV ter deixado de exigir que cada país seja representado por uma única federação. De realçar que, nesta vertente de relações internacionais, a AMV é a única entidade em Portugal filiada e com papel ativo na EVVDO e certamente a melhor posicionada na WFVV, fruto do trabalho e contributos dados, sobretudo através do Filipe Leite de Sousa, para essas duas entidades que regulam a prática do VVD a nível europeu e das artes marciais vietnamitas a nível mundial.

Saudações cordiais e um abraço a todos,

José Manuel Mendonça

Presidente da Assembleia Geral da AMV

Lista A

Resultados da AMV-FP na Taça de Portugal 2019

A nossa participação na Taça de Portugal 2019 (inter-estilos): 4 competidores - 12 medalhas: 6 de 1.º, 5 de 2.º e 1 de 3.º. A vitória é efémera e a derrota jamais definitiva. Parabéns a todos!

Alexandre Oliveira Coelho

1.º - Taça Portugal 2019 Formas Sino Vietnamitas Tradicionais (Sul) | 14/15 Anos | Púrpura - Verde

1.º - Taça Portugal 2019 Formas Sino Vietnamitas com Armas | 14/15 Anos | Púrpura - Verde

1º - Taça Portugal 2019 Rumble Kempo | 14/15 Anos | -48 Kg | M

2º - Taça Portugal 2019 Point Kempo | 14/15 Anos | -48 Kg | M

2.º - Taça Portugal 2019 Formas com Armas Soft | 14/15 Anos | Púrpura - Verde

3º - Taça Portugal 2019 Formas de Mão Vazia Soft | 14/15 Anos | Púrpura - Verde

Diogo Filipe de Jesus Alves

2º - Taça Portugal 2019 Formas Sino Vietnamitas Tradicionais (Sul) | 18/29 Anos | Castanho - Negro

Éric Filipe Lopes

1.º Taça Portugal 2019 Formas Sino Vietnamitas com Armas | 12/13 Anos | Branco - Laranja | M

2.º - Taça Portugal 2019 Formas de Mão Vazia Hard | 12/13 Anos | Branco - Laranja

2.º - Taça Portugal 2019 Formas com Armas Soft | 12/13 Anos | Branco - Laranja

José Manuel Barros Pinho Almeida

1.º - Taça Portugal 2019 Formas de Mão Vazia Hard | +40 Anos | Púrpura - Verde

1.º - Taça Portugal 2019 Formas de Mão Vazia Soft | +40 Anos | Púrpura - Verde

Embaixador do Vietnam visitou Portugal

Sua Excelência o Senhor Embaixador do Vietnam em França, Nguyễn Thiệp, acompanhado de Sua Excelência o Consul Vu Doan Kêt, veio às Comemorações do Dia de Portugal e hoje, reuniu no Porto, com a comunidade Vietnamita em Portugal. Comunidade que começa a ser expressiva e que tivemos oportunidade de conhecer e dar nota do trabalho que a Artes Marciais Vietnamitas - Federação Portuguesa desenvolve.

Podium - RTP África

Resultados da AMV-FP no WAC 2019

Clicar para abrir - Resultados WAC 2019

13 competidores - 39 medalhas: 11 - 1.º; 20 - 2.º; 8 - 3.º

A vitória é efémera e a derrota jamais definitiva. Parabéns a todos! Aos que se superaram, aos que cumpriram, aos que estiveram abaixo das possibilidades. Há que continuar a trabalhar: Analisar; Escolher – Planear; Executar; Avaliar resultados; Repetir; Persistir.

Resultados da AMV-FP na EUROPEAN CUP

EUROPEAN CUP of VIETVODAO 2019 - Việt Võ Đạo - 30 e 31 de Março de 2019, em Espinho, organizada pela Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa.

Aqui ficam os nomes dos participantes, respectivas categorias e resultados:

Alexandre Oliveira Coelho

2.º B2 CADETS MALE 13 - 15 YEARS III - IV CAP 2.º I1 - I2 LONG STICK

Ana Margarida Oliveira da Silva Freitas

3.º - C2 - C3 SENIOR WOMEN 18 - 40 YEARS II - IV CAP

Beatriz de Almeida Domingues Pereira

1.º A1.1.2 - B1.1.2 JUNIOR M/F 16 - 17 YEARS II - IV CAP

1.º L1-L2-L3 JUNIOR WOMEN -60 KG

Diogo Filipe de Jesus Alves

1.º Q1-Q2 BLACK BELT MEN -65 KG

Fátima Cristina Gomes Pinho

Guilherme de Almeida Domingues Pereira

Guilherme Maria Ferreira de Almeida

1.º B1 CADETS MALE 13 - 15 YEARS 0 - II CAP

Henrique Silva Pinto

2.º I1 - I2 BIS SHORT WEAPON

José Manuel Barros Pinho Almeida

2.º D3 SENIOR MEN + 40 YEARS 2.º I4 MIX WEAPON +40 YEAR

José Miguel Torrinha Paredes Pinho Sampaio

3.º B1 CADETS MALE 13 - 15 YEARS 0 - II CAP

Leandro Manuel da Rocha Pereira

Leonardo Maria Ferreira de Almeida

1.º I1 - I2 BIS SHORT WEAPON

3.º I1 - I2 LONG STICK

3.º A1.1.2 - B1.1.2 JUNIOR M/F 16 - 17 YEARS II - IV CAP

Miguel Alexandre Morais de Lima

2.º A1.1.2 - B1.1.2 JUNIOR M/F 16 - 17 YEARS II - IV CAP

Roberto José Santos de Sá

1.º I5.1 SHORT WEAPON

Resultados globais da EUROPEAN CUP

Questionário

Caro associado, Quer tenha participado no Estágio do Tết, quer não, agradecemos alguns segundos para responder ao seguinte questionário:

Inquérito on-line

Muito obrigado.

EUROPEAN CUP of VIETVODAO 2019

Conforme já amplamente divulgado, as inscrições encerrarão à meia-noite do dia 1 de Fevereiro de 2019 e só serão validadas com o comprovativo do pagamento, através de transferência bancária, para a conta da Artes Marciais - Federação Portuguesa com o IBAN PT50 0018 0003 3558 4200 0208 1

Dados necessários a enviar por email para efeito de inscrição amv.fportuguesa@gmail.com:

Género (F/M);

Nome completo;

Graduação;

Data de nascimento;

Peso (Kg);

Categorias em que se inscreve;

Declaração de autorização dos pais, para os menores;

Até 15 de Março terão de apresentar atestado médico desportivo conforme modelo anexo. Qualquer dúvida ou questão poderá ser esclarecida aqui

http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=30&idMenu=8

Modelo de atestado médico

Inquérito

Agradecemos a amabilidade de perderem alguns, poucos, minutos na resposta aos seguintes inquéritos:

Inquérito de satisfação referente ao TIÊN

Inquérito referente aos objectivos pessoais para 2019

Inquérito sobre competição

Desde já o nosso muito obrigado.

Taça Sport Kempo 2018

A Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa, participou nas Caldas da Rainha, na Taça Sport Kempo 2018, competição nacional Inter-estilos, organizada pela Federação Portuguesa Lohan Tao, através da DAO – Associação Cultural e Desportiva.

Neste evento estiveram 756 atletas em representação de 67 clubes, dos quais três da DAO, Alexandre Oliveira Coelho, Eduardo Filipe Ferreira Pinto e José Manuel Barros Pinho Almeida tendo participado em 20 provas e obtido 14 medalhas:

Alexandre Oliveira Coelho | 14/15 Anos |

Taça Sport Kempo 2018 Formas com Armas Soft – 3.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas Sino Vietnamitas – 3.º

Eduardo Filipe Ferreira Pinto | 16/17 Anos |

Taça Sport Kempo 2018 Formas de Mão Vazia Hard – 1.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas de Mão Vazia Soft – 2.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas com Armas Hard - 3.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas Sino Vietnamitas – 3.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas Sino Vietnamitas com Armas – 2.º

José Manuel Barros Pinho Almeida | +40 Anos |

Taça Sport Kempo 2018 Formas de Mão Vazia Hard - 2.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas de Mão Vazia Soft – 1.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas com Armas Hard |- 2.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas com Armas Soft - 2.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas Sino Vietnamitas - 1.º

Taça Sport Kempo 2018 Formas Sino Vietnamitas com Armas – 2.º

Equipas| 16/17 Anos |: Taça Sport Kempo 2018 Formas com Armas – 1.º

Alexandre Oliveira Coelho Eduardo Filipe Ferreira Pinto

Taça Sport Kempo 2018 Formas de Mão Vazia – 3.º Alexandre Oliveira Coelho Eduardo Filipe Ferreira Pinto

8.º World All-styles Championship - WAC 2018

A Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa, participou no 8.º WAC - World All styles Championship que decorreu nos passados dias 22 a 25 de Março, nas Caldas da Rainha, organizado pela Federação Portuguesa de Lohan Tao.

Os 13 praticantes, dos mais variados escalões e idades, de ambos os sexos, todos da DAO – Associação Cultural e Desportiva, liderados pelos Mestres Ângelo Correia e Filipe Leite de Sousa, participaram pela segunda vez num evento deste tipo, dado que o foco das Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa é a formação e não a competição. Mesmo assim, todos tiveram oportunidade de ficarem entre os primeiros três. No total, entre participações individuais e por equipas tiveram 30 medalhas!

A DAO – Associação Cultural e Desportiva, de onde são oriundos estes praticantes, tem por objecto contribuir para o desenvolvimento harmonioso, físico e mental do ser humano enquanto um todo, através da prática, divulgação e estudo das Artes Marciais, tendo sempre em vista a solidariedade, a paz e a coesão sociais. Tem, pois, uma forte componente formativa e a competição é marginal. Competição, só quanto baste e tendo sempre como foco o praticante e não o resultado da competição, sendo que, a verdadeira “competição” é cada um consigo próprio, procurando ser cada vez melhor e, não menos importante ter mais e melhor saúde e bem-estar físico, mental e psicológico.

Nestas circunstâncias, nas palavras do presidente da DAO, o Eng.º Jorge Vaz “muito teremos de reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos Mestres, Instrutores e praticantes de Việt Võ Đạo pelos resultados alcançados. Investimos, entre a AMV-FP e a DAO 1800€, permitindo suportar mais de 2/3 dos custos de inscrição e transporte dos participantes, tudo isto só possível, fruto dos apoios que importa realçar do IPDJ, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, da Franklim Prata e da Junta de Freguesia de Paços de Brandão, bem como, de uma gestão muito rigorosa. Estamos muito satisfeitos e vamos continuar a investir para que todos, possam participar e, não só, os que tiverem condições económicas para isso.”

Filipe Leite de Sousa, presidente da AMV-FP também avalia positivamente, esta presença no WAC e na possibilidade de comparar e avaliar as prestações dos praticantes da AMV-FP, com os milhares de participantes vindos das mais variadas partes do Mundo para competirem neste Open. “Praticamos uma Arte Marcial Tradicional, o Việt Võ Dạo e, no nosso caso, muito marcados por Mestre Trần Hữu Hà a nossa verdadeira e inesgotável fonte de conhecimento. Apresentamo-nos, pois, basicamente com o que Mestre Trần Hữu Hà nos ensinou, sem concessões ao espectáculo, ao aparato, a acrobacias ou invenções fúteis… fieis ao que nos ensinaram, atendendo aos resultados parece que é de qualidade. Para já só participamos nas competições de quyền (conhecidos como formas ou sequências codificas), para a próxima participaremos também em combate.” Aqui ficam os nomes dos participantes, respectivas categorias e resultados:

Ana Margarida Oliveira da Silva Freitas

1.º - WAC 2018 Empty Hands Forms Hard | 18/29 Years (Color - Purple/Green) Female

1.º - WAC 2018 Empty Hands Forms Soft | 18/29 Years (Color - Purple/Green) Female

1.º - WAC 2018 Weapon Forms Hard | 18/29 Years (Color - Purple/Green) Female

2.º - WAC 2018 Weapon Forms Soft | 18/29 Years (Color - Purple/Green) Female

1.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Forms | 18/29 Years (Color - Purple/Green) Female

2.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Weapon Forms | 18/29 Years (Color - Purple/Green) Female

Beatriz Oliveira Coelho

1.º - WAC 2018 Empty Hands Forms | 8/10 Years (Color - White/Orange) Female

Denise Ferreira Pinto

3.º - WAC 2018 Empty Hands Forms | 8/10 Years (Color - White/Orange) Female

Henrique Silva Pinto

2.º - WAC 2018 Empty Hands Forms | 11/13 Years (Color - White/Orange) Male

3.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Forms | 11/13 Years (Color - White/Orange) Male

Guilherme Maria Ferreira de Almeida

3.º - WAC 2018 Empty Hands Forms Hard | 14/15 Years (Color - Purple/Green) Male

1.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Forms | 14/15 Years (Color - Purple/Green) Male

Rafael Oliveira Rodrigues

3.º - WAC 2018 Weapon Forms Hard | 14/15 Years (Color - White/Orange) Color - Purple/Green) Male

Eduardo Filipe Ferreira Pinto

1.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Forms | 16/17 Years (Color - Purple/Green) Male

3.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Weapon Forms | 16/17 Years (Color - Purple/Green) Male

Leonardo Maria Ferreira de Almeida

3.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Forms | 16/17 Years (Color - Purple/Green) Male

António Jorge Leal Vieira

3.º - WAC 2018 Empty Hands Forms Soft | +40 Years (Brown/Black) Male

3.º - WAC 2018 Weapon Forms Soft | +40 Years (Brown/Black) Male

1.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Forms | +40 Years (Brown/Black) Male

2.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Weapon Forms | +40 Years (Brown/Black) Male

José Manuel Barros Pinho Almeida

2.º - WAC 2018 Empty Hands Forms Soft | +40 Years - Brown/Black Male

2.º - WAC 2018 Weapon Forms Hard | +40 Years - Brown/Black Male

2.º - WAC 2018 Weapon Forms Soft | +40 Years - Brown/Black Male

3.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Forms | +40 Years - Brown/Black Male

3.º - WAC 2018 Sino-Vietnamise Weapon Forms | +40 Years - Brown/Black Male

Equipas: 2.º - WAC 2018 Team Empty Hands Forms | 9/10 Years (Color - White/Orange):

Beatriz Oliveira Coelho e Denise Ferreira Pinto

3.º - WAC 2018 Team Empty Hands Forms | 11/13 Years (Color - White/Orange)

Henrique Silva Pinto e Joel Oliveira Mota

2.º - WAC 2018 Team Empty Hands Forms | 14/15 - 16/17 Years (Color - Purple/Green)

Alexandre Oliveira Coelho e Eduardo Filipe Ferreira Pinto

3.º - WAC 2018 Team Weapon Forms | 14/15 Years - 16/17 (Color - Purple/Green)

Alexandre Oliveira Coelho e Eduardo Filipe Ferreira Pinto

2.º - WAC 2018 Team Empty Hands Forms | (Brown/Black)

António Jorge Leal Vieira, Diogo Filipe de Jesus Alves e José Manuel Barros Pinho Almeida

Jornal "Correio da Feira" 11.04.2017

Espinho TV 28.03.2017

Jornal "Defesa de Espinho"

Protocolo de adesão à WFVV - WORLD FEDERATION of VIETNAM VOCOTRUYEN

Acordo

ÍNICIO DAS AULAS

Aqui ficam a data de inicio das nossas classes e horários:

SCTP - Inicia 2 de Setembro Horário - Terças e Sextas-feiras às 19:00

CENAP SANTA JOANA (Aveiro) - Inicia a 2 de Setembro Horário - Quartas das 18:00 às 19:30 e Sextas das 19:30 às 20.30

CPAM - Inicia a 5 de Setembro Horário - Segunda e Quarta das 20:30 as 21:45

Divisão Desporto e Cultura Universidade do Minho (Braga) - Inicia a 5 de Setembro Horário - Segundas e Quartas-feiras das 19:30 às 21:00

DAO SEDE – Inicia a 6 de Setembro Horário – Crianças: Terça e Quinta ás 18:30 - Adultos: Terça e Quinta 19:30 e Sábado 18:30

Diário de Aveiro

Estágio de Ofir 2015 - LOCAL.PT

Entrevista a Filipe Leite de Sousa

Pode ouvir aqui a entrevista na Rádio Sintonia Feirense

VIET-VO-DAO nas comemorações do TET

A convite da NAMPOR - Associação de Amizade Portugal Vietnam, estaremos no Centro Comercial Bombarda, no próximo sábado 28 de Fevereiro, após as 18 horas, com apresentações de quyen de mãos nuas e de armas.

Redes sociais

ESTÁGIO DO TẾT . CANH TÝ . 2020

Vai realizar-se no próximo dia 15 de Fevereiro o Estágio do Tết . Canh Tý (ano do rato de metal), no Estádio do Bessa Sec. XXI, sito à Rua O Primeiro de Janeiro, no Porto, com o seguinte horário: Treino das 10.30 às 13.00h; 14.00h - Assembleia Geral da Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa Treino das 15.30 às 18.00h O estágio é dirigido a todos os praticantes, independentemente da graduação, idade ou tempo de prática. Apela-se á participação de todos, certos do interesse que este tipo de encontros têm para todos nós, além de que, a ausência de participação nestes estágios inibe a progressão na graduação na AMV – FP. Custo estágio: 5 quyền, não membros AMV, acresce 10.

Abrir site