Mestre TRAN HUU HA
fundador do estilo HIEP KHI VO DAO “A Via Cavalheiresca das Artes Marciais”
“A vitória é efémera e a derrota nunca é definitiva”
Nascido em 1939 em Dong Hoi, na província Quang Bin do sul do Vietname, viveu em Danang até aos 14 anos de idade, quando se mudou para a França para completar seus estudos (1953). Em França, Mestre Trần Hữu Hà teve a oportunidade de aprofundar o estudo de vários estilos vietnamitas com muitos prestigiados mestres orientais que imigraram durante esse tempo e que veio a conhecer na Europa. Mestre atípico, a sua paixão pelas Artes Marciais direciona-o, naturalmente, para todas as disciplinas.
Assim, ele começou aqui na Europa a prática de estilos de Artes Marciais Japonesas: Karate, Aikido e Judo. O seu estilo pessoal é pois caracterizado pela simbiose entre estas diversas disciplinas em que atingiu as seguintes graduações: 5.º Dan Aikido Daito ryu, 6 º Dan Karate Shito Ryu, 1 º Dan de Judo.
Fez o seu primeiro estágio com o Mestre Oshima em 1956 e trabalhou em conjunto com os Mestres Nanbu, Tani, Kanazawa e Saito. Tornou-se amigo de Mestre Nanbu e atingiram a graduação de 2.º Dan em conjunto, em 1963-1964. Em 1969 participa no Campeonato Mundial Open Shotokai, alcançando o 3 º lugar em kata.
Em Janeiro de 1973, Americanos e norte-vietnamitas em Paris assinam o armistício que previa a retirada gradual das forças dos EUA do Vietname e lançou as bases para o fim da guerra que ocorreu em 1975. Em 1974, graças ao fim da Guerra do Vietname, é divulgada na Europa uma Arte Marcial Vietnamita, o VIET VO DAO, estilo que Mestre Trần abraçou e, em 1976, já tinha sido distinguido pelo uso da faixa de vermelha e branca, reservado aos Mestres mais competentes.
Nesta qualidade ensina em França, Itália, Alemanha, Suíça, para além de Portugal, onde conquistou o respeito e carinho de centenas de praticantes. Em 1996, fruto da experiência adquirida e maturada por longo dos anos, codifica uma arte marcial "nova", o HIEP KHI VO DAO, "A Via Cavalheiresca” escola MINH TAM.
Na noite de 14 para 15 de Maio de 2004, com perto de 65 anos, morre em Lille, França.
_"As lições de base das Artes Marciais são: humildade, cortesia, honestidade, lealdade e respeito. O Homem cresce até tornar-se forte para ajudar, proteger, tutelar, e ser seguro de si próprio. Aprender Artes Marciais não significa destruir, mas antes para ser útil na Vida, existir, ajudar as pessoas, mas também, se necessário, poder parar o braço armado da violência. Não se deve viver com uma faca entre os dentes, nem aceitar uma faca na garganta. Não se deve ser nem carrasco, nem vítima. A vitória é efémera e a derrota nunca é definitiva. Artes Marciais devem conferir plenitude, dignidade e qualidades morais aos seres humanos. Na Vida, temos muitos combates a fazer, adversários a afrontar, incluindo nós mesmos. Tratemos de ser lúcidos e honestos para fazer a escolha certa sem ser enganado, nem pelo combate, nem pelos adversários. Significa que devemos usar os nossos próprios meios, a nossa vontade, a nossa imaginação e a nossa criatividade. Mas antes de tudo, devemos tentar, com meios nobres, humanos, sem malícia e sem falhas... " _ Mestre Trần Hữu Hà
Mestre PHAN HOANG
Mestre Charles Stephane HOANG, nasceu em 1936 no Vietname. Chegou à Europa no inicio de 1960. Em 1972 fundou o Federação Internacional de Viet-Vo-Dao, juntou à sua volta vários Mestres Vietnamitas, os mais famosos e conceituados de toda a Europa, e iniciou o desenvolvimento do Viet-Vo-Dao Internacional em 23 paises. Mais tarde fundou a Federação de VOVIET, um sistema de artes marciais vietnamitas moderno adaptado ao mundo ocidental.
Em 1990, após um longo período de investigação e meditação, fundou o Viet-Tai-Chi, o grande modo de cultivar a energia interna. O Viet-Tai-Chi é uma arte de respiração, de alegria e bem estar.
Em 2003 fundou o Chi-Kiem, o novo caminho da arte da espada.
Profissionalmente é um professor universitário de renome, respeitado internacionalmente no campo das ciências sociais e económicas, como podem comprovar de seguida.
Habilitações Literárias - Universidade
TÍTULO ACADÉMICO -DOUTORADO em Economia Línguas Inglês, Francês, Espanhol (conhecimentos de Italiano)
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Actividades Internacionais:
Leccionou em vários países, palestras e cooperação na Europa, Ásia e África
PESQUISAS & PUBLICAÇÕES
Nos campos da Finança, Ciências da Economia Comportamental, Negócios, Cultura, Artes e Ciências e Metodologia da Pesquisa: 20 trabalhos de pesquisa académica. Fundos obtidos (Governos e Corporações)
Publicações Profissionais: Dez artigos
Livros: Cinco livros e uma dúzia de Notas de Cursos
* Trabalhos Escritos & Conferências:* Uma série de trabalhos e apresentações em várias universidades de todo o mundo nos últimos 25 anos.
Actividades Internacionais: Várias aulas a nível internacional e cooperação em mais de 50 países da Europa, América, Ásia, África, tais como:
Prémios e Distinções:
Os Mestres
Introdutor do VIET VO DAO em Portugal, Mestre TRAN HUU HA, foi enquanto vivo, Director Técnico Internacional do VIET VO DAO e posteriormente do HIEP KHI VO DAO.
Após a morte de Mestre TRAN HUU HA, Mestre PHAN HOANG tem vindo a desempenhar um papel importantíssimo e relevante no apoio Internacional e no desenvolvimento da estrutura informal que a Artes Marciais - Federação Portuguesa agora herda.
International Việt Võ Đạo
Fundado na Europa em Novembro de 1973, a International Việt Võ Đạo, propõe uma síntese de vários estilos Vietnamitas (VOVINAM, VO CO TRUYEN, SA LONG CUOC, TANH LONG, NGHIA LONG, HAN BAI, QUAN KY, THIEN MON) enriquecido ao longo dos anos graças ao contributo dos Mestres empenhados na sua difusão a nível Europeu. Mestre Trần Hữu Hà, director técnico Internacional para Portugal, foi simultaneamente director técnico para a Europa.
Vai realizar-se no próximo dia 16 de Fevereiro o Estágio do Tết . Kỷ Hợi (ano do porco da terra), no seguinte horário: 14.30h - Assembleia Geral da Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa Treino das 16.00 às 19.30h O estágio é dirigido a todos os praticantes, com idade superior a 12 anos independentemente da graduação ou tempo de prática. Apela-se á participação de todos, certos do interesse que este tipo de encontros têm para todos nós, além de que, a ausência de participação nestes estágios inibe a progressão na graduação na AMV – FP. Custo estágio: 5 quyền, não membros AMV, acresce 10. Inscrições até ao dia 13 de Fevereiro